terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bastão-do-imperador
















Foto por:Letícia Morilha

Classificação científica

Reino:
Plantae
Subreino:
Tracheobionta
Superdivisão:
Spermatophyta
Divisão:
Magnoliophyta
Classe:
Liliopsida
Subclasse:
Zingiberidae
Ordem:
Zingiberales
Família:
Zingiberaceae
Género:
Etlingera
Espécie:
E. elatior
Nome binomial:
Etlingera elatior

Nomes: A Rosa-de-porcelana, Gengibre tocha, Flor da Redenção ou Bastão do Imperador teve numerosas designações genéricas ao longo dos anos: Alpinia, Phaeomoria, Nicolaia, e Elettaria. A taxonomia era rebuscada e confusa. E acreditava-se que o género tinha apenas algumas espécies.
Etimologia: a planta tem esse nome devido à sua forma - a flor sai do chão e não dos ga
lhos. O ar imponente e o talo reto e alto lembram um bastão imperial.

Origem: Nos anos 80 do século XX, Rosemary Margaret Smith, dos Jardins Botânicos Reais de Edimburgo, aprofundou os estudos sobre a Rosa-de-porcelana e determinou que a planta pertencesse ao gênero Etlingera, descrito pela primeira vez em 1792 por Paul Dietrich Giseke. Desde então, Axel DalbergPoulsen, do Herbário Nacional da Holanda, dedicou os seus estudos a estas plantas gloriosas. Descobriu que há pelo menos 70 espécies, muitas ainda não estão identificadas. Pode-se encontrar em muitas localidades tropicais, espalhando-se desde as Ilhas do pacifico até a África. Originalmente da Indonésia.

Descrição: herbácea rizomatosa, suas hastes alcançam de 2 a 4 m de altura, são eretas, com folhas grandes, alongadas e levemente rosadas. As inflorescências são grandes, em forma piramidal, com escamas verdes e brácteas em tons vermelho rosa e porcelana.
Flores muito chamativas e vistosas. A folhagem é tipicamente tropical, com hastes longas e folhas largas e coriáceas. A inflorescência caracteriza-se por apresentar brácteas róseas ou avermelhadas, com flores vermelhas e lábiosamarelo, sustentadas por uma haste longa
e robusta.
O bastão-do-imperador é uma espécie de gengibre, com flores muito chamativas e vistosas. A folhagem é tipicamente tropical, com hastes longas e folhas largas e coriáceas. A inflorescência, que dá o nome a planta, caracteriza-se por apresentar brácteas róseas ou avermelhadas, com flores vermelhas e lábio amarelo, sustentadas por uma haste longa e robusta. Valoriza jardins tropicais e contemporâneos, plantado isoladamente ou em grupos. Floresce na primavera e verão. Também é excelente como flor-de-corte, compondo arranjos florais muito elegantes e duráveis.
A inflorescência espetacular sai do rizoma entre uma altura de 60 centímetros a mais de um metro. As flores individuais aparecem do meio dos nós, parecidos com uma pinha, por cima das linhas de cera. As folhas crescem em filas de talos separados ao longo do rizoma. Os talos frondosos crescem entre 4.5 a 6 metros. Normalmente, quando a inflorescência se começa a expandir, as folhas vão secando devido às mudanças de temperatura e ao vento.
Comercialmente, existe quatro cultivares interessantes: RedTorch (brácteas vermelhas), Pink Torch, Porcelana (brácteas rosadas) e, ainda, uma em formato de tulipa (brácteas rubras)
Condições de cultivo: desenvolve-se melhor em solos ricos em matéria orgânica, profundos, porosos e bem drenados. O solo deve ser mantido sempre úmido, pois o bastão-do-imperador é bastante sensível à falta de água. A irrigação pode ser feita por aspersão, microaspersão, gotejamento ou infiltração.
A temperatura ideal de cultivo é de 22°C a 35°C diurnos, e entre 18°C a 27°C noturnos. A umidade relativa deve ser entre 70% e 80% e o cultivo ocorre a pleno sol ou em locais parcialmente sombreados.

Ornamentação Usos:
as flores são utilizadas tanto para ambientes festivos como em seguimentos de hotelaria, na decoração de residências, jardinagem e outros est
abelecimentos que necessitam de cor e alegria no visual. Valoriza jardins tropicais e contemporâneos, podem ser plantadas isoladamente ou em grupos. Floresce principalmente na primavera e verão.
As espampanantes flores cor de rosa são usadas em arranjos florais, enquanto que os botões da flor são um ingrediente importante no prato Nonya, laksa. No Norte de Sumatra, os botões da flor são usados num prato chamado arsik ikan, mas (Carpas condimentadas com pimenta em grão). Na Malásia, é conhecida por bunga kantan, os pedúnculos da inflorescência são cortados e adicionados a potes laksa (vários tipos de caril ou sopas feitas com macarrão de arroz). Em Batak Karo, é conhecida como asam cekala (asam significa azedo), e os botões da flor, mas mais importante, as vagens de sementes maduras, que são empacotadas com pequenas sementes pretas, são um ingrediente essencial da versão Karo de sayur assam, e são indicadas para cozinhar peixe fresco.

Significados: pelas características da inflorescência, caracteriza a nobreza.



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_de_porcelana
http://www.plantasonya.com.br/flores-e-folhagens/bastao-do-imperador-etlingera-elatior.html
http://www.jardineiro.net/br/banco/etlingera_elatior. php
http://www.plantasonya.com.br/flores-e-folhagens/bastao-do-imperador-etlingera-elatior.html
http://cheirinhodemato.blogspot.com/2011/03/blog-post_28.html


Grupo:

Fernanda Silva Pereira
Letícia Macedo Morilha
Nicole Lemos da Costa
Priscila Zanini Gotardo
Alunas do 2° Ano do Ensino Médio







Foto por:Letícia Morilha

Um comentário: