terça-feira, 30 de novembro de 2010

Tectona grandis (TECA)

Classificação científica:

Família:
botânica Verbenaceae
Nome científico:Tectona grandis
Nome popular:Teca

Descrição da planta:

Categoria:
Árvores
O tempo da flor:
O fim do verão / início do outono
Final do outono / inverno mais cedo
Cor da flor: Próximo Branco
Altura:
mais de 12 m
Folha:
coriáceas e medem de 30 a 60cm de comprimento por 20 a 35cm de largura.
Flores:
As flores são pequenas, de coloração branco-amarelada e se dispõem em panículas de até 40 x 35cm.
Foto: Edinalva R. Santos


Formas de plantio:O clima mais propício é o tropical úmido, caracterizado por verão chuvoso e inverno seco.
A teca é exigente em fertilidade de solo, que deve ser profundo (mais de 1.5 metros), permeável, bem drenado, mas com capacidade média a alta de retenção de água. Os solos de textura média são os mais indicados.

Formas de cultivo: é cultivada sua madeira.

Importância econômica e medicinal: Teca é amplamente utilizado na Índia para fazer portas e janelas, móveis e colunas e vigas em casas de tipo antigo. Casal de teca busca um preço muito bom. É amplamente cultivado pelos serviços florestais de diferentes estados em áreas de floresta.
As folhas da árvore de madeira de teca é utilizada na tomada de Gatti Pellakai ( jaca bolinho), onde a massa é despejada em uma folha de teca e é cozinhado.Esse tipo de uso é encontrada no distrito costeiro de Udupi na Tulunadu região Sul da Índia. As folhas também são usadas em gudeg, um prato de jaca jovens feitos em Java Central , Indonésia , e dar o prato de sua cor marrom escuro.
A teca é utilizada como alimento para as larvas de mariposas do gênero Endoclita incluindo E.aroura E. chalybeatus , E. damor , E. gmelina , E. malabaricus, E. sericeus e E. signifer e outros lepidópteros , incluindo Nabo Moth .

Jambo Rosa

Classificação Científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Gênero: Syzygium
Nome científico: Syzygium malaccense
Nome Popular: Jambo-rosa ou jambo vermelho.

Sinonímia :S. jambolana: Jambo-rosa, com frutos rosados, sabor semelhante ao jambo-vermelho.

Cultivo: cultivado como árvore ornamental, pela profusão de flores com longos estames rosados. Como árvore em praças, jardins e ruas.


Imagem: Daiane Gomes Ferreira

Origem e dispersão

O jambeiro-rosa é originário da região Indomalaia, de onde foi introduzido nas regiões tropicais americanas e africanas. No Brasil é encontrado em diversos estados, mas não é cultivado comercialmente.

Característica: É uma árvore que alcança até 20 m de altura, possui copa densa com formato cônico, folhas opostas, pecioladas, elípticas, grande e glabras. As flores apresentam 4 pétalas brancas de 1,5 cm de comprimento. Os estames brancos, em número de 300, ocupam o centro da flor e entre eles destaca-se o pistolo fino de cor verde. O fruto é uma drupa oval, com 3 a 5 cm de diâmetro amarelo-rosa ou róseo-branca ou arroxeada, muito aromático, polpa branca, esponjosa e de sabor suave. No centro há uma cavidade com 1 semente, formada por vários embriões carnosos, que se separam facilmente.

Clima e Solo

É encontrado em locais de clima quente e úmido, com boa distribuição de chuvas e diversos tipos de solos, sem problemas de drenagem.

Propagação: o jambeiro-rosa é propagado por sementes ou alporquia.
Utilização: é consumido ao natural, porém, na Índia, é utilizado para fazer aguardente e compota.

UTILIZAÇÃO MEDICINAL

Além de produzir saborosos frutos, possui um histórico no uso da medicina popular. Os chás de folhas, raízes e cascas são indicados como laxativo ou purgativo. Das sementes é extraído um fluído usado como antidiabético." Também é usado na medicina caseira, contra a dor de cabeça, catarro e tosse.
Propriedades medicinais:adstringente,antibacteriana Antiviral,diurética,estomáquica.

IMPORTÂNCIA ECONOMICA

É fruta de acanhado valor econômico,não tem outra aplicação do que seu consumo ao natural ou pra belos arranjos de mesas nos dia festivos.

Sinonímia: jambo-encarnado.

Curiosidades: fornece ótima sombra, sendo bastante usada em parques e na arborização de ruas. Exige podá-la para não descaracterizar a forma tipicamente piramidal ou cônica de sua copa.

Ciclo de Vida: Perene.

Capim-Cidreira




Classificação Científica

Nome Científico: Cymbopogon citratus
Sinonímia: Andropogon citratus, Andropogon ceriferus, Andropogon citratus, Andropogon citriodorum, Andropogon nardus ceriferus, Andropogon roxburghii, Andropogon schoenanthus, Cymbopogon nardus citratus, Elionurus candidus
Nome Popular: Capim-limão, Capim-cidreira, Capim-santo, Capim-cheiroso, Cidró
Família: Gramineae (Poaceae)
Divisão: Angiospermae
Origem: Regiões tropicais da Ásia (Índia)
Ciclo de vida: Perene


foto: Kelly Silva
Descrição do Capim-Cidreira

Gramínea perene de caule rizomatoso e ramificado, estolonífero que se desenvolve semi-enterrado, com muitas raízes fibrosas.
Os colmos podem crescer até 1,0 m de altura.
As folhas são estreitas, aromáticas com curvatura, o que dá um aspecto muito interessante e que poderia ser mais usada no paisagismo de jardins.
Colocada em vaso grande e alto fará belo efeito.
Sua inflorescência é rosada e grande, composta de pequenas espigas, mas surgem raramente.
Forma de Plantio
O plantio deve ser realizado com espaçamento de 50 x 70 cm entre as plantas, podendo ser de até 1 metro, em curvas de nível para o controle de erosão. Adapta bem a qualquer tipo de solo, recomendando-se uma adubação com esterco de gado bem curtido, esterco de aves ou composto orgânico, quando necessário.
Forma de Cultivo
A planta prefere terrenos pouco úmidos, vegetando bem em regiões de clima tropical e temperado. Faz-se mudas desmembrando pedaços da touceira mãe, plantando em lugar bem ensolarado à um metro uma da outra.
Importância medicinal
Calmante, sonífero leve, ação analgésica e carminativa, ou seja, atuante dos gases estomacais. Possui efeito calmante nos nervos do cérebro e considerável eficácia contra espasmos e como reconstituinte do aparelho gastrintestinal. Recomendável para mulheres grávidas e por aquelas que estão amamentando uma vez que o capim-limão acalma as cólicas e as sensações de vômito freqüentes nesta fase da mulher, além de estimular a produção de leite materno.
Curiosidades
Serve como repelente de insetos.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Moça Velha

NOME CIENTÍFICO: Zinnia elegans
SINONÍMIA: Zinnia violácea, Zinnia peruviana
NOME POPULAR: Zinnia, Capitão, Moça- Velha Canela-de-velho
FAMÍLIA: Asteracea e compostas
DIVISÃO: angiospermae
ORIGEM: América do norte, México
CICLO DE VIDA DA PLANTA: anual






foto: Érica Vanessa Tressmann Egert


DESCRIÇÃO DA PLANTA:

Herbácea anual, de caule reto e folhagem áspera, originária do México, de 60-80 cm de altura. As flores são pequenas, reunidas em capítulos grandes, solitários, muito vistosos, simples ou dobrados, em uma série de cores e diferentes formas

FORMA DE PLANTIO

A propagação é por sementes, semeadas durante o ano todo, principalmente na primavera e verão.


FORMA DE CULTIVO

Seu cultivo deve ocorrer sobre o sol pleno, em solo arenoso e bem drenado.