terça-feira, 30 de novembro de 2010

Jambo Rosa

Classificação Científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Gênero: Syzygium
Nome científico: Syzygium malaccense
Nome Popular: Jambo-rosa ou jambo vermelho.

Sinonímia :S. jambolana: Jambo-rosa, com frutos rosados, sabor semelhante ao jambo-vermelho.

Cultivo: cultivado como árvore ornamental, pela profusão de flores com longos estames rosados. Como árvore em praças, jardins e ruas.


Imagem: Daiane Gomes Ferreira

Origem e dispersão

O jambeiro-rosa é originário da região Indomalaia, de onde foi introduzido nas regiões tropicais americanas e africanas. No Brasil é encontrado em diversos estados, mas não é cultivado comercialmente.

Característica: É uma árvore que alcança até 20 m de altura, possui copa densa com formato cônico, folhas opostas, pecioladas, elípticas, grande e glabras. As flores apresentam 4 pétalas brancas de 1,5 cm de comprimento. Os estames brancos, em número de 300, ocupam o centro da flor e entre eles destaca-se o pistolo fino de cor verde. O fruto é uma drupa oval, com 3 a 5 cm de diâmetro amarelo-rosa ou róseo-branca ou arroxeada, muito aromático, polpa branca, esponjosa e de sabor suave. No centro há uma cavidade com 1 semente, formada por vários embriões carnosos, que se separam facilmente.

Clima e Solo

É encontrado em locais de clima quente e úmido, com boa distribuição de chuvas e diversos tipos de solos, sem problemas de drenagem.

Propagação: o jambeiro-rosa é propagado por sementes ou alporquia.
Utilização: é consumido ao natural, porém, na Índia, é utilizado para fazer aguardente e compota.

UTILIZAÇÃO MEDICINAL

Além de produzir saborosos frutos, possui um histórico no uso da medicina popular. Os chás de folhas, raízes e cascas são indicados como laxativo ou purgativo. Das sementes é extraído um fluído usado como antidiabético." Também é usado na medicina caseira, contra a dor de cabeça, catarro e tosse.
Propriedades medicinais:adstringente,antibacteriana Antiviral,diurética,estomáquica.

IMPORTÂNCIA ECONOMICA

É fruta de acanhado valor econômico,não tem outra aplicação do que seu consumo ao natural ou pra belos arranjos de mesas nos dia festivos.

Sinonímia: jambo-encarnado.

Curiosidades: fornece ótima sombra, sendo bastante usada em parques e na arborização de ruas. Exige podá-la para não descaracterizar a forma tipicamente piramidal ou cônica de sua copa.

Ciclo de Vida: Perene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário