terça-feira, 30 de novembro de 2010

Capim-Cidreira




Classificação Científica

Nome Científico: Cymbopogon citratus
Sinonímia: Andropogon citratus, Andropogon ceriferus, Andropogon citratus, Andropogon citriodorum, Andropogon nardus ceriferus, Andropogon roxburghii, Andropogon schoenanthus, Cymbopogon nardus citratus, Elionurus candidus
Nome Popular: Capim-limão, Capim-cidreira, Capim-santo, Capim-cheiroso, Cidró
Família: Gramineae (Poaceae)
Divisão: Angiospermae
Origem: Regiões tropicais da Ásia (Índia)
Ciclo de vida: Perene


foto: Kelly Silva
Descrição do Capim-Cidreira

Gramínea perene de caule rizomatoso e ramificado, estolonífero que se desenvolve semi-enterrado, com muitas raízes fibrosas.
Os colmos podem crescer até 1,0 m de altura.
As folhas são estreitas, aromáticas com curvatura, o que dá um aspecto muito interessante e que poderia ser mais usada no paisagismo de jardins.
Colocada em vaso grande e alto fará belo efeito.
Sua inflorescência é rosada e grande, composta de pequenas espigas, mas surgem raramente.
Forma de Plantio
O plantio deve ser realizado com espaçamento de 50 x 70 cm entre as plantas, podendo ser de até 1 metro, em curvas de nível para o controle de erosão. Adapta bem a qualquer tipo de solo, recomendando-se uma adubação com esterco de gado bem curtido, esterco de aves ou composto orgânico, quando necessário.
Forma de Cultivo
A planta prefere terrenos pouco úmidos, vegetando bem em regiões de clima tropical e temperado. Faz-se mudas desmembrando pedaços da touceira mãe, plantando em lugar bem ensolarado à um metro uma da outra.
Importância medicinal
Calmante, sonífero leve, ação analgésica e carminativa, ou seja, atuante dos gases estomacais. Possui efeito calmante nos nervos do cérebro e considerável eficácia contra espasmos e como reconstituinte do aparelho gastrintestinal. Recomendável para mulheres grávidas e por aquelas que estão amamentando uma vez que o capim-limão acalma as cólicas e as sensações de vômito freqüentes nesta fase da mulher, além de estimular a produção de leite materno.
Curiosidades
Serve como repelente de insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário