• Nome Científico: Portulaca grandiflora
• Sinonímia: Portulaca pilosa ssp. grandiflora
• Nome Popular: Onze - horas, portulaca
• Família: Portulacaceae
• Divisão: Angiospermae
• Origem: Brasil, Argentina e Uruguai
• Ciclo de Vida: Anual
A onze - horas é uma das raras plantas suculentas que tem ciclo de vida anual. São também umas das floríferas anuais mais apreciadas no mundo todo, pelo seu fácil cultivo e abundante floração. Seus ramos são prostrados, macios, ramificados e suculentos, muitas vezes avermelhados. As folhas são engrossadas, cilíndricas, verdes, suculentas e deposta alternadamente.
Entre as cores de suas flores destacam-se os tons rosa-forte ou pink, mas são também muito apreciadas as flores brancas e amarelas. A planta pode atingir até 20 cm e seu plantio é feito por meio de sementes ou estaquia da ponta de ramos.
Plantada em um vaso que possa ser pendurado, a onze-horas resulta num belo efeito pendente, mesmo quando não está florida, pois a folhagem é extremamente vistosa. Nos canteiros, especialmente em bordadura, esta planta dá excelentes resultados.
Deve ser cultivada sob sol pleno, recebendo, no mínimo, 4 horas de sol direto todos os dias. Por ser uma planta anual, exige o replantio anualmente. Trata-se de uma planta cujas folhas apresentam características suculentas e não necessita de regas abundantes, suportando até solos levemente secos.
Encontrarmos nos parks e nas ruas como decoração por ser fácil de cuidar.Por ser uma planta de ciclo anual, sempre será necessário plantar novamente, fazendo mudas, através de sementes ou com uma parte da planta, a ponta dos ramos. Preferencialmente, se deve fazer a nova muda na primavera e a nova planta já poderá ter flores nessa estação, mas seguirá com flores por todo o verão.
O seu cultivo é fácil, pois ela gosta de muita água, em terra bem drenável, mas suporta solos mais secos sem problemas. Recomenda-se evitar molhar as flores abertas. O solo deve ser rico em matéria orgânica e a mistura ideal recomendada é: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia. A variedade de cores permite fazer um espaço muito florido e colorido, quando usadas várias tonalidades, como rosa, branco, laranja, amarelo,vermelho e outras possibilidades nesses tons.
Ela precisa receber, ao menos 4 horas de sol por dia. Logo, o melhor lugar para seu desenvolvimento é em áreas abertas, com sol direto.
Autores dos textos:
Adan
Paulo
Renan
Alessandra
Aline
Amanda L.
Ana Clara
Ana Paula
André
Aracyanne
Beatriz
Bruna
Bárbara
Bárbara Milan
Daiane e Regiane
Dalila
Daniele e Cristiano
Daniele e Cristiano e Letícia
Dayane Kassia Viviane
Denise dos Santos e Nathalia Gonçalves
Diuliane
Dorvalina M.; Edinalva R. e Edvânia S.
Dyego M.
Flávia
Gleiciele
Guilherme Buchemann
Hiran
Isabelle
Jakeline
Janis Barbara e Juliana Gomes
Jefferson
Jerônimo
Josilene
Joyce
Jéssica
Kelly
Kherolyn
Laíla
Lorrayne Gomes
Lucas
Lucas Francklin
Luiz Felipe e Katryele
Marinez
Nadini
Naiara e vanessa.
Natasha
Nikita e Maria Eduarda
Pedro
Pedro Mateus
Petrus
Priscila Zanini
Pâmela
Rafael S.
Rafael e Sthéphano
Richard e Vitória
Slivania
Sâmela
Vanessa Vizelli
Wesley D.
Whender
William V.
Érica
Érica e Jéssica
Nenhum comentário:
Postar um comentário