quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Café


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Gentianales
Família: Rubiaceae
Gênero: Coffea
Espécie: C. arabica

NOME CIENTÍFICO: Coffea arabica L.

ORIGEM: O café é uma planta nativa da Etiópia, país do leste da África – antiga Absínia. Estima-se que seja conhecido há mil anos no Oriente Médio, especialmente na região de Kafa, daí, certamente, o nome “Café”.


NOME POPULAR: Café

DESCRIÇÃO DA PLANTA:
O café é uma bebida única, tão brasileira quanto o hino nacional. Ele faz parte da vida e da história do Brasil. Foi com esse respeito que um grupo de apaixonados por café criou uma marca comprometida, antes de tudo, com a qualidade de seus produtos. Assim nasceu o Café do Ponto, um café diferenciado, que conquista cada dia mais admiradores de seu aroma e sabor.

FORMA DE PLANTIO: O plantio do cafezal deve ser feito somente com mudas altamente selecionadas. Elas podem ser produzidas pelo próprio plantador da lavoura ou adquiridas de agricultores que especializaram a sua produção para este fim, o que, normalmente, é mais indicado.
Em terrenos ou solos acidentados, é aconselhável fazer o plantio em curvas de nível, pelas vantagens que essa técnica apresenta. Quando for necessária a renovação da lavoura, podemos fazer a poda de touceiras ou o seu arrancamento e substituição por mudas selecionadas e, quando possível, diminuindo o espaçamento entre as plantas.
A adubação é outro fator de máxima importância para o cultivo do café e deve ser feito para que o solo tenha sempre os nutrientes necessários para o correto desenvolvimento do cafezal. Atualmente, existe uma grande demanda por café produzido exclusivamente com adubação natural. O café obtido desta forma é conhecido como café orgânico, possuindo um valor de mercado mais elevado e uma comercialização muito boa.

FORMAS DE CULTIVO: Entre as técnicas empregadas no cultivo do café, podemos mencionar a utilização de mudas enxertadas, o adensamento ou menor espaço entre as plantas, a irrigação dos cafezais (inclusive com o uso de eletricidade) e o emprego de variedades mais precoces (menores e mais produtivas, o que garante que a primeira colheita seja feita um ano e meio depois de formada a lavoura).

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E OU MEDICINAL: As pessoas que preferem café a chá são mais saudáveis e correm menos risco de morrer de um ataque cardíaco. Esta foi a conclusão de um estudo publicado na revista médica britânica journal of epidemiology and community health por uma equipe de faculdade de medicina da universidade de dundee, na escócia.
Pode ajudar a prevenir o consumo de drogas, do álcool e a diminuir a incidência de cirrose em alcoólatras."
O café possui uma substância química que age no sistema nervoso central, reduzindo o desejo de auto-gratificação, provocado, por exemplo, pelas drogas e pelo álcool. Para os estudiosos, estas substâncias são os isômeros lactrônicos do ácido feruloilquímico, que possuem ação antagonista opióide.


CURIOSIDADES
: Conta-se que, entre os árabes, o café se tornou tão importante a ponto de, nas cerimônias de casamento, os maridos prometerem a suas esposas provê-las da bebida por toda a vida. E, se o compromisso não fosse cumprido, poderia justificar o divórcio.
No brasão nacional do Brasil há um ramo de café, o que demonstra sua importância para o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário