quinta-feira, 29 de setembro de 2011

HELICÔNIA

Pé de Café

Pingo de Ouro

Onze Horas

Tuia

Tuia
View more documents from liedjovem.

Palmeira Areca

LÉIA RUBRA

JAMBO

Jambo
View more documents from liedjovem.

Jambo

Jambo
View more documents from liedjovem.

Dinheiro em Penca

terça-feira, 27 de setembro de 2011

DAMA DA NOITE - Cestrum nocturnum

Fonte: http://olhares.uol.com.br/dama_da_noite_foto516866.html. Acessado em: 12/09/2011


Nome Científico: Cestrum nocturnum
  • Sinonímia: Cestrum leucocarpum,
  • Cestrum parqui
  • Nome Popular: Dama-da-noite, flor-da-noite, jasmim-da-noite, rainha-da-noite, coirana, coerana, jasmim-verde.
  • Família: Solanaceae
  • Divisão: Angiospermas
  • Origem: América Tropical
  • Ciclo de Vida: Perene

A Dama-da-Noite é uma planta arbustiva de ciclo de vida perene. Pode atingir alturas de até 4 metros, apesar de seu tamanho médio girar em torno de 1,5 m. Chega a 1,5 m de diâmetro.


FOLHA



As folhas da dama-da-noite são ovais, verde-escuras e com consistência parecida à do couro (folhas coriáceas).


CAULE



Tem caule com textura semi lenhosa, começando reto e ramificando-se de forma sinuosa, com terminações pendentes.


FLOR

As flores em forma de cálice, com uma terminação que lhe dá o aspecto de uma estrela. São em grande número, de pequenas dimensões na cor branca, havendo uma variedade de flores amarelas. Enquanto estão fechadas as flores tem uma coloração esverdeada.
Quando estão abertas são brancas em sua parte interna.
Suas flores começam a abrir no final da tarde, atingindo o apogeu perto da meia-noite.


SEMENTE

Fonte: http://imaginacaoativa.wordpress.com/2009/09/11/dama-da-noite-cestrum-nocturnum/. Acessado em 12/09/2011.

As sementes são óvulos maduro que possuem:
  • Tegumento ou casca
  • Embrião
  • Endosperma (que o envolve)
As sementes têm apenas 1 mm, sendo esféricas e achatadas.


FRUTO


Fonte: http://imaginacaoativa.wordpress.com/2009/09/11/. Acessado 12/09/2011.

Os frutos são bagas de cor branca, translúcidos em sua parte interna.


POLINIZAÇÃO

A polinização fica a cargo de abelhas, beija-flores e borboletas.responsável pela sai no final da tarde e à noite em busca de néctar das flores que usa como alimento. A planta tem interesse em atrair o inseto para que ele, em troca de comida, carregue seu pólen de uma flor para outra. Para isso, uma das suas estratégias é lançar mão do perfume. O momento em que o vegetal vai liberá-lo é controlado por um mecanismo fisiológico que identifica a ausência de luz.


IMPORTANTE

Toda a planta é tóxica, mas nas folhas e frutos verdes há uma maior concentração de glicosídeo. A intoxicação provoca vômitos e náuseas, seguido de agitação psicomotora, distúrbios comportamentais e alucinações, midríase e secura das mucosas.


CURIOSIDADE

Dama-da-Noite é utilizada tanto no paisagismo como na perfumaria. Segundo dizem, o óleo essencial é utilizado para manter a vigor sexual.


POEMA

DAMA DA NOITE, A FLOR...

Dentre as flores do meu jardim
Ela sempre me pega de surpresa
Dama da Noite, breves instantes
Se esvai, fenece ao amanhecer...

Ela é como as chuvas de verão
Breve cheiro de terra molhada...
Chegar apressado e depois partir...

Fonte: Anjes, Antonio, http://fotolog.terra.com.br/literis

Alunos(as): Gilia, Missilene, Nayara S.Pinheiro, Nayara da S.Mota, Willian
2º ano E

Tectonagrandis (Teca)


A Tectona grandis l.f. pertence à família botânica Verbenáceas.

• Caule

A teca é uma madeira nobre, utilizada mundialmente em projetos onde a qualidade, a durabilidade e a beleza são requisitos fundamentais.

Folhas

As folhas, que podem ter disposição oposta a verticilar em grupos de três, são coriáceas e medem de 30 a 60 cm de comprimento por 20 a 35 cm de largura. Os limbos são largos e elípticos, glabros na face superior e tormentosos na face inferior. As folhas amplas tornam a árvore sombreante desde a fase juvenil.

Flor

As flores são pequenas, de coloração branco-amarelado e se dispõem em películas de ate 40x30 cm.

Frutos

Os frutos são do tipo drupa, cilíndricos, de cor marrom e possuem diâmetro de aproximadamente 1 cm. Cada fruto apresenta quatro cavidades, dentro das quais estão as sementes (uma por cavidade); porém, nem todas germinam.


Teca:

Tectonagrandis, popularmente conhecida como Teca, é uma árvore de grande porte, nativa das florestas tropicais situadas entre 10° e 25°N no subcontinente índico e no sudeste asiático, principalmente na Índia, Burma, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e Java. Devido a sua dispersão geográfica e à variedade de ambientes onde ocorre naturalmente, a teca é uma espécie de alta adaptabilidade com dispersão vertical entre 0 e 1300m acima do nível do mar, ocorrendo em áreas com precipitação anual de 800 a 2500 mm, e temperaturas extremas de 2°a 42°C, porém não resiste à geada.
A teca é cultivada desde o século XVIII, quando os britânicos demandavam grandes quantidades de madeira para construção naval. No sul da Ásia, a cultura de teca é tradicional, sendo a espécie cultivada em grande escala. Atualmente, a área mundial plantada excede os 3 milhões de hectares, incluindo, além dos asiáticos - maiores produtores -, outros países tropicais, como: Togo, Camarões, Zaire, Nigéria, Trinidad, Honduras e Brasil, entre outros.
Apesar de poder ser cultivada apenas em regiões tropicais, a madeira de teca é muito procurada (principalmente) no continente europeu, onde o preço por metro cúbico supera o do próprio mogno. Mundialmente, a teca é apreciada pela qualidade de sua madeira, bem como pela sua rusticidade.

Informações Botânicas

A Tectona grandis l.f. pertence à família botânica Verbenaceae. As folhas, que podem ter disposição oposta a verticilar em grupos de três, são coriáceas e medem de 30 a 60 cm de comprimento por 20 a 35 cm de largura. Os limbos são largos e elípticos, glabros na face superior e tormentosos na face inferior. As folhas amplas tornam a árvore sombreaste desde a fase juvenil.
Os frutos são do tipo drupa, cilíndricos, de cor marrom e possuem diâmetro de aproximadamente 1 cm. Cada fruto apresenta quatro cavidades, dentro das quais estão as sementes (uma por cavidade); porém, nem todas germinam. A primeira frutificação ocorre aos 5 ou 6 anos de idade.
Quando adulta, a árvore atinge entre 25 a 35m (raramente acima de 45m) de altura e diâmetro (DAP) de 100 cm ou mais. Seu tronco é reto e revestido por uma casca espessa, resistente ao fogo. Perde as folhas durante a estação seca, pois se trata de uma essência caducifólia.

A Madeira

O alburno é estreito e claro, bem distinto do cerne, cuja cor é marrom viva e brilhante. Essa beleza peculiar faz da teca uma madeira muito procurada para decoração de interiores luxuosos e mobiliários fino.
Além do efeito decorativo, a madeira de teca é utilizada para as mais diversas finalidades: construção naval, laminação e compensados, lenha e carvão vegetal; as duas últimas são específicas para as áreas de ocorrência natural.
A densidade média da teca é 0,65g/cm³ e, apesar de ser leve, apresenta boa resistência a peso, tração e flexão, semelhante ao mogno brasileiro.
A madeira é estável; praticamente não empena e se contrai muito pouco durante a secagem. A estabilidade permite que a teca (madeira) resista à variação de umidade no ambiente.
A durabilidade é uma característica marcante dessa espécie. Até o momento são poucos os registros, nos países onde a teca é cultivada, de ataques de pragas que possam comprometer os plantios. A durabilidade do cerne deve-se a tectoquinona, um preservativo natural contido nas células da madeira. O alburno é um material permeável, propriedade que facilita a aplicação de preservativos. Porém, esse tratamento somente é necessário quando a madeira ficar exposta ao tempo; ademais, o alburno possui todas as outras qualidades do cerne.
Tanto alburno, quanto cerne contém uma substância semelhante a um látex, denominado caucho, que reduz a absorção de água e lubrifica as superfícies. Essa substância também confere resistência a ácidos e protege pregos e parafusos da corrosão.
Nos países onde a teca é explorada - de floresta nativa ou reflorestamento- toda a madeira é aproveitada, incluindo as toras de pequeno diâmetro obtidas nos desbastes. Painéis de sarrafos são utilizados para a fabricação de móveis, portas, decoração interna e também na produção dos mais diversos utensílios. A madeira de pequeno diâmetro é largamente usada na edificação de construções rústicas, como vigamento, esteio ou madeiramento do telhado.
Para Plantar Teca o clima mais propício é o tropical úmido, caracterizado por verão chuvoso e inverno seco. Deve-se atentar para os seguintes fatores:
1) Precipitação anual entre 1200 e 2500mm.
2) Período seco de 3 a 5 meses, coincidente com o período de temperaturas mais amenas. A qualidade da madeira depende desse período seco.
3) A temperatura média anual deve estar acima de 22°C. O melhor crescimento das mudas de teca ocorreu quando as temperaturas diurnas variam entre 27°e 36°C e noturnas entre 22°e 31°C.
A teca é exigente em fertilidade de solo, que deve ser profundo (mais de 1.5 metros), permeável, bem drenado, mas com capacidade média a alta de retenção de água. Os solos de textura média são os mais indicados. Um estudo de avaliação do estado nutricional, crescimento de teca e suas relações com os fatores de solo (1), mostrou que o melhor desenvolvimento está relacionado à riqueza dos nutrientes, matéria orgânica e pH próximo da neutralidade.
A teca é uma essência exigente em teores de bases trocáveis do solo, principalmente cálcio (Matricardi 1989, Tanaka 1998).
Terrenos de maior declividade devem ser evitados, por problemas de erosão. Caso esse tipo de terreno seja utilizado, recomenda-se a construção de obras de conservação de solo (curvas de nível e terraços) e o uso das técnicas de cultivo mínimo.

Produção de Mudas

Para reflorestar 1 hectare de teca, no espaçamento 3 x 2 m, são necessários, aproximadamente, quatro quilos de frutos (incluindo provisões para mudas de replantio). Os frutos podem ser colhidos de julho a outubro e armazenados em local fresco, seco e abrigado da luz.
Obs.: Comercialmente, o que é chamado de semente, na realidade, trata-se do fruto. As sementes verdadeiras são muito pequenas e delicadas e o fruto é duro demais para ser rompido e liberar as sementes sem danos. Portanto, planta-se o fruto e não sementes.
A germinação de sua semente a é demorada e irregular. Para acelerá-la e uniformizá-la, sugere-se mergulhar os frutos em água corrente por um período de 24 horas. Para tanto, colocá-los dentro de um saco de aniagem ou juta, juntamente com um peso, deforma que permaneçam submersos. Não dispondo de água corrente, é necessário trocá-la a cada 6 horas. Concluído o tratamento, os frutos estarão prontos para serem semeados.
No entanto, além da umidade, a semente necessita de muito calor para germinar. Caso o fruto seja umedecido e faltar calor, a semente apodrecerá. Quando a temperatura do solo (onde os frutos serão semeados) encontrar-se abaixo de 25ºC será conveniente estimular a germinação, através de tratamento térmico complementar. Para tanto, deve-se embrulhar o saco com os frutos pré-umedecidos numa lona plástica preta e expô-lo ao sol forte, por um ou dois dias. Fazer a sementeira com 50% de substrato e 50% de areia grossa forrando o fundo da sementeira com 2 a 3 centímetro do matéria acima dito feito isto coloque as sementes e cubra com 2 centímetro do matéria acima dito após fazer isto encharcar a sementeira após cobrir a sementeira com uma lona preta tipo se estivesse cobrindo um silo e a cada 5 dias dar uma olhada para ver se esta precisando ser molhada se estiver seco molhe e cubra novamente segue esse procedimento até as sementes germinar.
Dados de Produtividade
Os dados que seguem são referentes a plantios realizados em condições adequadas de cultivo (solo, clima, qualidade de semente etc.):

1) A produtividade média, no ciclo recomendado para produção de madeira comercial, situa-se entre 10 a 15 m³/ha/ano, totalizando de 250 a 350 m³/ha ao.longo de 25 anos e num regime com 4 desbastes;
2) De 50 a 60% da produção total é colhido no corte final; esse volume corresponde a valores entre 150 e 230m³/ha.
3) A madeira do primeiro desbaste é considerada não-comercial, porém tem aplicações no meio rural, podendo gerar receita significativa.
4) Os custos de implantação e manutenção são amortizados nos segundo e terceiro desbastes.
5) O quarto desbaste e o corte final concentram o resultado econômico do reflorestamento com Teca.
6) Atualmente, o preço FOB do metro cúbico de madeira de teca comercial varia de US$ 400 a US$ 3000, dependendo da qualidade de madeira (com ou sem nós) e bitola das toras.

Mercado

A produção mundial é de, aproximadamente, 3 milhões de metros cúbicos por ano, sendo que a maior parcela é consumida pelo mercado interno dos países produtores. O mercado internacional consome cerca de 500 mil metros cúbicos, mas a oferta ainda é muito menor que a demanda.
De acordo com análises de mercado, haverá aumento de demanda devido à melhoria no padrão de vida nos países em desenvolvimento. O decréscimo da oferta de outras madeiras tropicais que ocorrem em áreas naturais (como o mogno) e a conscientização ambiental dos consumidores, principalmente europeus, também são fatores decisivos para o aumento da demanda.
O mercado brasileiro também é visto como um grande potencial de consumo, assim como de produção. Afinal, o Brasil possui áreas adequadas para plantio de teca e uma floresta tropical para preservar.

Como é o Mercado?

1) Maiores produtores: Indonésia, Mianmar e Siri Lanka.
2) Maiores importadores: Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Dinamarca, Emirados Árabes, EUA, Japão, Holanda, Itália e Reino Unido.
3) Hong Kong e Cingapura: centros de manufatura e reexportação da teca de Mianmar.
4) Índia e Tailândia: além de produzir, passaram a importar.




Alunos, 2ºF: André Luiz Martins
Jerônimo Augusto Neto
Lucas Azevedo Almeida
Rafael Pedro Gilvan
Sthéphano Lucas Rigon Costa

PlantaSonya - Cica – (Cycas circinalis)



Nome Científico: Cycas circinalis
Nome popular: Cica
Família: Cycadaceae
Origem: Madagascar e África tropical.
Porte: atinge até 3 metros de altura.
Masculino:Tubopolínico
Feminino: Megaprotalo

Descrição

Esta planta tem um aspecto arbóreo, no entanto e considerada um arbusto.É uma das plantas mais antigas do mundo.o gênero cyca tem mais de 50 variedades, a mais conhecida são as cyca revoluta e a cyca circianalis.pode desenvolver 2,0 metros ou mais, mais seu crescimento e muito lento, cerca de 4 cm ao ano.
O tronco lembra uma palmeira, lenhosa e semilenhosa, com ou sem ramificação. As folhas são dispostas em coroa, são grandes, podem atingir de 1,20 a 1,50 de comprimento por 15 ou 20 cm de largura. Os folíodos numerosos são finos e rígidos de ponta aguçada. A planta pode ser masculina ou feminina. A planta masculina tem no centro a inflorescência, que e uma cone ovalado de 40 cm aproximadamente de cor amarela. A planta feminina desenvolve no centro uma enorme inflorescência de cor amarela a alaranjada, com laminas recortadas cobertas por m a penugem marrom. Cada lamina apresentara um ovulo que se fecundado se tornara um fruto de cor vermelhada quando maduro em formato de ovo. Esta planta tem um aspecto arbóreo, no entanto é considerada um arbusto.

Cuidados:

As cicas se desenvolvem melhor em locais bem iluminados, sendo recomendável o plantio em sol pleno. Em climas mais quentes ela pode ser plantada na meia-sombra. Podem ser plantadas tanto em climas quentes como em climas frios. Suportam bem o frio e condições secas e úmidas.
São geralmente pouco sensíveis à falta d'água. Devemos regá-las com mais freqüência nos períodos após o surgimento de novas folhas, mas evite deixar o solo encharcado.

Modo de cultivo:

Poderá ser cultiva em todo o país, inclusive nos jardins de litoral.Necessita do solo fértil, com bom teor de matéria orgânica e úmido.Tolera exposição ao solo, mas podera ser cultivada em colocais com sombra parcial durante o dia.

Plantio:

Para plantar um cica, abra uma cova de duas vezes maior que o terrão. Coloque areia no fundo. Acrescentar cerca de 2 litros de adubo animal de curral curtido e composto orgánico, misturados com um pouco de areia. Plantar a muda e regar. Regar todos os dias em que não chover por pelo menos uma semana. Mudas muito grandes necessitarão de tres tutores para estanqueamento, amarrando de leve para a muda fixar no local. Cuidado para não enterrar o tutor na raízes.

Nomes:
Marluce Hubner Sousa
Sandy Natali Silva
Letícia Anuciação
Greycielly da Silva

Série: 2ºF

Ano: 2011

Leia verde




NOME CIENTÍFICO: Leea coccínea.

NOME POPULAR: Leia, Leia - verde, Leia - alaranjada.

FAMÍLIA: Vitácea.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Burma (localizada entre Índia e Myanmar).

PORTE: De 2,0 a 2,5 metros de altura.

FOLHAS: Bastante ornamental, são compostas, divididas em folíolos verde-brilhantes, alongados com margens onduladas.

FLORES: Inflorescências vermelhas, com inúmeros botões, geralmente escondidas entre as folhagens, formadas na primavera-verão, de pouca importância como fator ornamental.

LUMINOSIDADE: Pode ser cultivado a pleno sol ou meia-sombra.

ÁGUA: Se estiver em vaso mantenha sempre úmido, sem secar nem encharcar.

CLIMA: Sensível a geadas.

PODA: Não suporta podas radicais, mais podem ser realizadas podas leves.

UTILIZAÇÃO: Ficam bem em vasos, de forma isolada ou em conjuntos, renques ao longo de paredes, muros e cercas.

PROPAGAÇÃO: Por meio de sementes, por divisão de touceiras, retiradas após florescimento e por estacas.

Arbusto semi-herbáceo, entouceirado de folhagem ornamental.

Referência:

Plantas-ornamentais. blogspot.com/2011/02/leia-verde-leea-coccinea.html

Alunos:

Amanda L. Duarte, Dyego M. de S. Nillio, Wesley da S. Dias, William V. Simões.

2º ano E 2011






Comigo-Ninguem-Pode


Fonte : Nathalia e Barbara
PLANTA COMIGO NINGUÉM PODE


Nome popular

Comigo-ninguém-pode

Classificação cientifica
Reino: Plantae
Filo: Angiosperma
Divisão: Magnoliophyta
Classe: liliopsida
Ordem: Alismatales
Família: araceae
Genero: Dieffenbachia
Espécie: D. seguine

Origem da planta
Colômbia e costa rica

Descrição geral
E muito sensível a baixas temperaturas sendo indicada somente para regiões tropicais e subtropicais, geralmente ela e cultivada em vasos


Descrição das partes da planta: folha, casca, flor e fruto.
Suas folhas são consideradas venenosas, são grandes e brilhantes com manchas rajadas brancas ou amarelas, Folhas oblongo-elípticas ou oblongo-lanceoladas, verdes, com máculas brancacentas irregulares
Flores dispostas em espádice, com as flores masculinas ocupando a porção superior.
Da inflorescência, se bem adaptada produz flores discretas apenas no verão. Frutos bagas vermelho-alaranjadas.

Importância medicinal

Trata-se de uma Planta em que todas as suas partes são Tóxicas.

Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.
Princípio ativo: oxalato de cálcio, saponinas.

Referência

WWW.cultivando.com.br/comigoninguempode
WWW.fiocruz.com.br/sinitox/comigoninguempode





Nome: Bárbara Milan, Nathalia Gonçalves e Denise dos Santos. 2°E

Helicônia latispatha


Fonte da foto : Lucas Francklin
HELICONIAS


INTRODUÇÃO:

Neste trabalho tentaremos mostras as principais características da nossa planta escolhida para a pesquisa, Hêlicônia.


METODOLOGIA:
A pesquisa foi estruturada através do uso da internet e livros.


NOME POPULAR: Helicônia ou também Asa-de-arara.

NOME CIENTIFÍCO: Helicônia latispatha.

ORIGEM DA PLANTA: América do Sul, Brasil.

DESCRIÇÃO : As helicônias, são plantas pertencentes à família Heliconiaceae, que vem do gênero Heliconia, elas são plantas de origem neotropical que aparecem naturalmente em clareiras, bordas de florestas e matas ciliares, na América Central e América do Sul. Existem aproximadamente 250 espécies de helicônias e algumas dessas espécies são muito utilizadas como plantas de jardim e flores de corte, por causa de sua bela aparência. As helicônias são plantas de porte herbáceo, com diferentes tamanhos, elas podem chegar a medir até 12 metros de altura. Propagam-se por meio de rizomas subterrâneos, que emitem brotações à superfície, podendo ser solitários ou agregados. Cada planta é composta por pseudocaule, que são folhas e uma única inflorescência.



IMPORTÃNCIA ECONÔMICA E MEDICINAL:
Ela tem como importância econômica apenas o comercio de mudas de Helicônias para a pratica de plantio . E não tem importâncias medicinais.

CURIOSIDADES.

São muito resistentes, mas embora sua resistência, não consegue prosperar quando plantadas em potes, jarros entre outros, podem atingir desde 1,50 metros até mais de 12 metros de altura, adaptando-se a qualquer tipo de clima e solo, preferindo no entanto, os locais mais quentes e de umidade relativa alta.


CONCLUSÃO
Com este trabalho concluímos que as Helicônias tem um grande valor econômico, são exportadas para todos os lugares do mundo e estão presentes na ornamentação de grandes eventos e nos mais diversos jardins. Essa espécie consegue se adaptar em qualquer tipo de clima, hoje em dia existem mais de 900 espécies de Helicônias no mundo todo, cada uma com suas características específica.



REFERÊNCIAS


Site do Paisagismo Digital : http://www.paisagismodigital.com/port/item.aspx?id=101247-Heliconia-latispatha
22/09/2011 (data de pesquisa)

Site do Fairchild Tropical Botanic Garden:
http://www.fairchildgarden.org/livingcollections/displaysexhibits/heliconiadescriptions
22/09/2011 (data de pesquisa)

Alunos do segundo ano de 2011 :
Guilherme Buchemann,
Vanessa Vizelli,
Ana Clara,
Lucas Francklin,
Lorrayne Gomes.

Bastão-do-imperador
















Foto por:Letícia Morilha

Classificação científica

Reino:
Plantae
Subreino:
Tracheobionta
Superdivisão:
Spermatophyta
Divisão:
Magnoliophyta
Classe:
Liliopsida
Subclasse:
Zingiberidae
Ordem:
Zingiberales
Família:
Zingiberaceae
Género:
Etlingera
Espécie:
E. elatior
Nome binomial:
Etlingera elatior

Nomes: A Rosa-de-porcelana, Gengibre tocha, Flor da Redenção ou Bastão do Imperador teve numerosas designações genéricas ao longo dos anos: Alpinia, Phaeomoria, Nicolaia, e Elettaria. A taxonomia era rebuscada e confusa. E acreditava-se que o género tinha apenas algumas espécies.
Etimologia: a planta tem esse nome devido à sua forma - a flor sai do chão e não dos ga
lhos. O ar imponente e o talo reto e alto lembram um bastão imperial.

Origem: Nos anos 80 do século XX, Rosemary Margaret Smith, dos Jardins Botânicos Reais de Edimburgo, aprofundou os estudos sobre a Rosa-de-porcelana e determinou que a planta pertencesse ao gênero Etlingera, descrito pela primeira vez em 1792 por Paul Dietrich Giseke. Desde então, Axel DalbergPoulsen, do Herbário Nacional da Holanda, dedicou os seus estudos a estas plantas gloriosas. Descobriu que há pelo menos 70 espécies, muitas ainda não estão identificadas. Pode-se encontrar em muitas localidades tropicais, espalhando-se desde as Ilhas do pacifico até a África. Originalmente da Indonésia.

Descrição: herbácea rizomatosa, suas hastes alcançam de 2 a 4 m de altura, são eretas, com folhas grandes, alongadas e levemente rosadas. As inflorescências são grandes, em forma piramidal, com escamas verdes e brácteas em tons vermelho rosa e porcelana.
Flores muito chamativas e vistosas. A folhagem é tipicamente tropical, com hastes longas e folhas largas e coriáceas. A inflorescência caracteriza-se por apresentar brácteas róseas ou avermelhadas, com flores vermelhas e lábiosamarelo, sustentadas por uma haste longa
e robusta.
O bastão-do-imperador é uma espécie de gengibre, com flores muito chamativas e vistosas. A folhagem é tipicamente tropical, com hastes longas e folhas largas e coriáceas. A inflorescência, que dá o nome a planta, caracteriza-se por apresentar brácteas róseas ou avermelhadas, com flores vermelhas e lábio amarelo, sustentadas por uma haste longa e robusta. Valoriza jardins tropicais e contemporâneos, plantado isoladamente ou em grupos. Floresce na primavera e verão. Também é excelente como flor-de-corte, compondo arranjos florais muito elegantes e duráveis.
A inflorescência espetacular sai do rizoma entre uma altura de 60 centímetros a mais de um metro. As flores individuais aparecem do meio dos nós, parecidos com uma pinha, por cima das linhas de cera. As folhas crescem em filas de talos separados ao longo do rizoma. Os talos frondosos crescem entre 4.5 a 6 metros. Normalmente, quando a inflorescência se começa a expandir, as folhas vão secando devido às mudanças de temperatura e ao vento.
Comercialmente, existe quatro cultivares interessantes: RedTorch (brácteas vermelhas), Pink Torch, Porcelana (brácteas rosadas) e, ainda, uma em formato de tulipa (brácteas rubras)
Condições de cultivo: desenvolve-se melhor em solos ricos em matéria orgânica, profundos, porosos e bem drenados. O solo deve ser mantido sempre úmido, pois o bastão-do-imperador é bastante sensível à falta de água. A irrigação pode ser feita por aspersão, microaspersão, gotejamento ou infiltração.
A temperatura ideal de cultivo é de 22°C a 35°C diurnos, e entre 18°C a 27°C noturnos. A umidade relativa deve ser entre 70% e 80% e o cultivo ocorre a pleno sol ou em locais parcialmente sombreados.

Ornamentação Usos:
as flores são utilizadas tanto para ambientes festivos como em seguimentos de hotelaria, na decoração de residências, jardinagem e outros est
abelecimentos que necessitam de cor e alegria no visual. Valoriza jardins tropicais e contemporâneos, podem ser plantadas isoladamente ou em grupos. Floresce principalmente na primavera e verão.
As espampanantes flores cor de rosa são usadas em arranjos florais, enquanto que os botões da flor são um ingrediente importante no prato Nonya, laksa. No Norte de Sumatra, os botões da flor são usados num prato chamado arsik ikan, mas (Carpas condimentadas com pimenta em grão). Na Malásia, é conhecida por bunga kantan, os pedúnculos da inflorescência são cortados e adicionados a potes laksa (vários tipos de caril ou sopas feitas com macarrão de arroz). Em Batak Karo, é conhecida como asam cekala (asam significa azedo), e os botões da flor, mas mais importante, as vagens de sementes maduras, que são empacotadas com pequenas sementes pretas, são um ingrediente essencial da versão Karo de sayur assam, e são indicadas para cozinhar peixe fresco.

Significados: pelas características da inflorescência, caracteriza a nobreza.



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_de_porcelana
http://www.plantasonya.com.br/flores-e-folhagens/bastao-do-imperador-etlingera-elatior.html
http://www.jardineiro.net/br/banco/etlingera_elatior. php
http://www.plantasonya.com.br/flores-e-folhagens/bastao-do-imperador-etlingera-elatior.html
http://cheirinhodemato.blogspot.com/2011/03/blog-post_28.html


Grupo:

Fernanda Silva Pereira
Letícia Macedo Morilha
Nicole Lemos da Costa
Priscila Zanini Gotardo
Alunas do 2° Ano do Ensino Médio







Foto por:Letícia Morilha

IXORA





• Nome cientifico: Ixora Coccinoa
• Nome popular: Ixora, Icsória ou Ecsória
• Origem: Índia Orientais e Malásia
• Ciclo de vida: Perene.
• Divisão: Angiospermas
• Reino: Plantae
• Divisão: Magnoliophyta
• Classe: Magnoliopsida
• Ordem: Gentianales
• Família: Rubiácea
• Gênero: Ixora

DESCRIÇÃO GERAL

Arbusto de altura até 2,0 metros, muito ramificado, forma compacta, de ramos lenhosos a semi-lenhosos, folhas grandes ovais acuminadas, verde-escuras e brilhantes, quase sem pecíolo, inseridas opostas duas a duas.
Inflorescências compactas e grandes, sem perfume, de pétalas arredondadas, reunidas em corimbo globoso, nas cores branca, creme, rosa, laranja e vermelha nas pontas dos ramos, e são de alta beleza ornamental. Floresce praticamente o ano todo.
Há inúmeras espécies de ixora e muitos híbridos, a maioria de origem asiática (Malásia, especificamente). Pelo seu alto porte pode ser usada para grandes maciços. Encontramos também a variedade anã, que chegam a 1 m ou pouco mais de altura, e só se desenvolve bem em regiões mais quentes, podem servir para bordadura de canteiros. Todas as espécies de ixora atraem borboletas.
Deve ser cultivada sempre a pleno sol, e não é muito exigente em fertilidade, sendo bastante rústica. Dispensa maiores manutenções, mas deve ser regada a intervalos regulares. Multiplica-se por estacas e não toleram geadas.


CAULE, FOLHAS E FLORES
Seu caule é de textura lenhosa, ramificado, ereto e pode alcançar até 2 metros de altura. As folhas são simples, de coloração verde-escura, coriáceas e muito brilhantes. Com o crescimento da planta os ramos reclinam-se um pouco dando um aspecto mais despojado à planta. As inflorescências são terminais, em umbela, com numerosos botões alongados, que gradativamente abrem-se em flores com formato de estrela de quatro pontas. Suas flores pequenas e coloridas são ricas em néctar e atraem beija-flores e borboletas. Ocorrem ainda variedades anãs, menores e mais compactas, que podem ser utilizadas como forração e até mesmo em vasos e jardineiras.


CURIOSIDADES
INTRODUÇÃO NO BRASIL: A ixora foi introduzida no Brasil em 1809, por D. João VI que, durante a invasão do Guiana Francesa, contratou o agrônomo Paul Germain para trabalhar no Horto Real de Pernambuco. Esse agrônomo trouxe várias espécies vegetais que eram cultivadas pelos franceses, em Caiena, sendo uma delas a Ixora coccinea. Essa planta rapidamente se adaptou às condições climáticas brasileiras, sobretudo das regiões Norte e Nordeste, onde possui rápido desenvolvimento e permanece florida por boa parte do ano.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

IRRIGAÇÃO: As regas são imprescindíveis, pois ela pode morrer se houver um déficit de água muito grande. Mesmo assim, deve ser aguada com moderação, já que não gosta de solo encharcado.O ideal é que receba água de duas a três vezes por semana nos meses quentes e uma vez nas épocas mais frias.
SOLO: Argilo-arenoso e rico em matéria orgânica. Quando em vaso, a mistura de solo recomendada é de 3 partes de terra comum de jardim, 3 de terra vegetal e 0.5 de húmus de minhoca.

PROPAGAÇÃO: Estaca.

FLORADA: No decorrer do ano, exceto no inverno.

ADUBAÇÃO: (Sugestão): No plantio, incorporado na terra, por metro quadrado: 250gr de N-P-K 10-10-10, 500 gr de calcário e 20L de húmus de minhoca.Durante o ano a cada 3 meses 250 gr de N-P-K 4-14-8 por metro quadrado.



REFERÊNCIAS

http://www.plantasonya.com.br/cercas-vivas-e-arbustos/as-ixoras.html
http://jardinagemepaisagismo.com/a-ixora/
http://www.fazendinhadasflores.com.br/planta_out04.htm
http://www.plantasonya.com.br/cercas-vivas-e-arbustos/mini-ixora-ixora-coccinea-%E2%80%9Ccompacta%E2%80%9D.html

JASMIM

Jasmim
View more documents from liedjovem.

Helicônias


Fonte: Adrielly Joanne dos Santos


Nome Científico: Heliconia rostrata
Sinonímia: Heliconia poeppigiana
Nome Popular: Helicônia, caetê, bananeira-do-brejo, bananeira-ornamental, caeté, papagaio
Família: Heliconiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Amazônia
Ciclo de Vida: Perene

• São plantas arbustivas que podem atingir desde 1,50 metros até mais de 2 metros de altura. As helicônias crescem em qualquer tipo de solo, quer seja argiloso ou arenoso, mas o solo ideal deve ser rico em matéria orgânica, profundo, poroso e bem drenado.
• A irrigação pode ser por aspersão, micro-aspersão ou infiltração. Deve-se manter o solo úmido, sem, contudo causar excessos. A helicônia é sensível à falta de umidade no solo, podendo afetar em muito a qualidade do produto.
• O nome "Helicônia" vem do Monte Helicônia, na Grécia onde, segundo a mitologia, residiam Apolo e as Musas.
• O Rizoma é a parte primordial da Helicônia. Consiste em um órgão subterrâneo especializado e suas funções são de servir como fonte de reservas energéticas, nutrientes e água.
• Recomenda-se antes do empacotamento cortar a haste e submergi-la em recipientes com água com solução de cloro a 0,02%. Esta solução atuará como bactericida.
• Ao se implantar um cultivo comercial com helicônias recomenda-se o plantio de diferentes espécies, objetivando atender o mercado com produtos diferenciados em formas de cores.

Cultivo

No Brasil é recomendável plantar as helicônias depois do inverno, onde as variações das temperaturas diurnas e noturnas são mais acentuadas. No Nordeste, as helicônias podem ser plantadas em qualquer época do ano, com exceção das áreas serranas, em decorrência de períodos com baixas temperaturas. Regiões quentes e litoral, o período de julho e agosto, também não é muito favorável. O plantio de rizomas diretamente no campo em épocas chuvosas acarreta a perda considerável e necessidade de replantio. Mudas transplantadas necessitam de bastante água durante o período inicial de desenvolvimento. Quando se dispõe de um sistema de irrigação o pegamento das mudas é maior, principalmente quando realizamos o plantio nos meses quentes.
Geralmente, o preparo do terreno se dá ao nível de covas. Práticas como aração ou gradagem não são necessárias, pois o desenvolvimento radicular das helicônias é superficial. È recomendável abrir covas de 20x20x20cm substituindo a parte da terra retirada por matéria orgânica, obtendo uma proporção de 1:1 (terra: matéria). Uma opção mais fácil e eficiente é plantar em sulcos com 10 cm de profundidade. Também é recomendável misturar ao substrato 50g de adubo químico, de preferência rica em fósforo, nitrogênio e potássio. A fórmula química comercial dependerá da fertilidade do terreno, mas geralmente é utilizada a fórmula 18-6-12 (nitrogênio - fósforo - potássio - respectivamente).
A seleção das variedades a serem plantadas deve ser feita de acordo com a disponibilidade de material genético, condições ecológicas do local, a disponibilidade de sombra e principalmente de acordo com as exigências do mercado. As variedades usadas como flor de corte devem possuir as seguintes características:
Tratos culturais, pragas e doenças.
As touceiras devem ser divididas e replantadas após dois anos de cultivo. Para evitar o adensamento das touceiras, o ideal é cortar ao nível do solo as hastes que já tenham florescido. Algumas vezes é necessário o tutoramento das plantas, usando-se suportes de fio de arame esticados ao longo dos canteiros, para evitar o tombamento pela ação do vento ou do próprio peso.
Anualmente, deve-se fazer a cobertura dos canteiros com matéria orgânica, usando-se restos de folhas, bagaço ou outros compostos disponíveis.
Quanto às pragas e doenças, o principal problema da cultura é a ocorrência de nematóides, que exigem para seu controle o tratamento do solo antes do plantio. É rara a ocorrência de ácaros, cochonilhas e pulgões. Entre as doenças, destacam-se as fúngicas, causadas principalmente por Phytophtora e Pythium.


Época de floração de ao menos quatro meses ao ano

Variedades que florescem menos de quatro meses durante o ano, geralmente concentram a produção em um lapso de tempo muito curto, ou seja, o produtor geralmente tem problemas para escoar a produção. Ex. Wagneriana.

Durabilidade

A durabilidade é um dos fatores mais importantes, pois é a melhor característica que uma flor pode ter. Apesar de que a durabilidade da flor depois de cortada varie muito, é recomendável selecionar espécie cuja durabilidade da flor esteja entre cinco e dez dias. Essa durabilidade proporciona uma grande vantagem para as operações de transporte e distribuição do produto, porém para o mercado local pode tornar o produto menos consumido, pois pode ser reaproveitado.
Pequena duração: Alpinia zerumbet
Media: Psittacorum, calathea, dwarf, firebird, latispatha, pendula
Longa: Alpinia vermelha, opal, golden torch, adrian, rostrata, orthotricha, shampoo, wagneriana, lobster claw, musas, jaquinii, sexy pink, colinsiana e rauliniana.

Fácil Empacotamento

È recomendável trabalhar com variedades que apresentam a inflorescência em um único plano (brácteas uniformes), pois facilita muito empacotar a produção. Variedades com inflorescência em mais de um plano (brácteas desuniformes) são difíceis de empacotar e geralmente são facilmente danificadas, pois o acomodamento das brácteas se torna difícil e terminam quebrando durante o processo. Outro aspecto a ser analisado é o aproveitamento do espaço útil disponível tanto para a forma de empacotamento quanto para o transporte. Inflorescências desuniformes geralmente ocupam mais espaço e conseqüentemente poderia aumentar os custos de transporte.

Leve

Este fator é importante, pois está diretamente relacionado com o custo do transporte. É recomendável trabalhar com espécies de inflorescências mais leves, pois além de reduzir os custos de transporte diminui os riscos de danos por esmagamento das flores.

Inflorescência (flor) com o mínimo de sementes possível

As sementes que emergem das brácteas são muito sensíveis e desprendem-se facilmente. Geralmente as sementes permanecem dentro das brácteas e entram em decomposição provocando um mau odor nas flores. Também, quando a presença de sementes é excessiva nas flores, estas dificultam o manejo durante a armação dos arranjos florais e "sujam" o local.


Publicado pela aluna Adrielly Joanne dos Santos do 2ºF -2011


ONZE HORAS

• Nome Científico: Portulaca grandiflora
• Sinonímia: Portulaca pilosa ssp. grandiflora
• Nome Popular: Onze - horas, portulaca
• Família: Portulacaceae
• Divisão: Angiospermae
• Origem: Brasil, Argentina e Uruguai
• Ciclo de Vida: Anual
A onze - horas é uma das raras plantas suculentas que tem ciclo de vida anual. São também umas das floríferas anuais mais apreciadas no mundo todo, pelo seu fácil cultivo e abundante floração. Seus ramos são prostrados, macios, ramificados e suculentos, muitas vezes avermelhados. As folhas são engrossadas, cilíndricas, verdes, suculentas e deposta alternadamente.
Entre as cores de suas flores destacam-se os tons rosa-forte ou pink, mas são também muito apreciadas as flores brancas e amarelas. A planta pode atingir até 20 cm e seu plantio é feito por meio de sementes ou estaquia da ponta de ramos.
Plantada em um vaso que possa ser pendurado, a onze-horas resulta num belo efeito pendente, mesmo quando não está florida, pois a folhagem é extremamente vistosa. Nos canteiros, especialmente em bordadura, esta planta dá excelentes resultados.
Deve ser cultivada sob sol pleno, recebendo, no mínimo, 4 horas de sol direto todos os dias. Por ser uma planta anual, exige o replantio anualmente. Trata-se de uma planta cujas folhas apresentam características suculentas e não necessita de regas abundantes, suportando até solos levemente secos.
Encontrarmos nos parks e nas ruas como decoração por ser fácil de cuidar.Por ser uma planta de ciclo anual, sempre será necessário plantar novamente, fazendo mudas, através de sementes ou com uma parte da planta, a ponta dos ramos. Preferencialmente, se deve fazer a nova muda na primavera e a nova planta já poderá ter flores nessa estação, mas seguirá com flores por todo o verão.

O seu cultivo é fácil, pois ela gosta de muita água, em terra bem drenável, mas suporta solos mais secos sem problemas. Recomenda-se evitar molhar as flores abertas. O solo deve ser rico em matéria orgânica e a mistura ideal recomendada é: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia. A variedade de cores permite fazer um espaço muito florido e colorido, quando usadas várias tonalidades, como rosa, branco, laranja, amarelo,vermelho e outras possibilidades nesses tons.
Ela precisa receber, ao menos 4 horas de sol por dia. Logo, o melhor lugar para seu desenvolvimento é em áreas abertas, com sol direto.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Plantas no Vilela 2011

Em breve teremos novas postagem e videos. As equipes 2011 estão trabalhando na coleta de dados e na edição e publicação de vídeos.
Aguardem!