quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Café


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Gentianales
Família: Rubiaceae
Gênero: Coffea
Espécie: C. arabica

NOME CIENTÍFICO: Coffea arabica L.

ORIGEM: O café é uma planta nativa da Etiópia, país do leste da África – antiga Absínia. Estima-se que seja conhecido há mil anos no Oriente Médio, especialmente na região de Kafa, daí, certamente, o nome “Café”.


NOME POPULAR: Café

DESCRIÇÃO DA PLANTA:
O café é uma bebida única, tão brasileira quanto o hino nacional. Ele faz parte da vida e da história do Brasil. Foi com esse respeito que um grupo de apaixonados por café criou uma marca comprometida, antes de tudo, com a qualidade de seus produtos. Assim nasceu o Café do Ponto, um café diferenciado, que conquista cada dia mais admiradores de seu aroma e sabor.

FORMA DE PLANTIO: O plantio do cafezal deve ser feito somente com mudas altamente selecionadas. Elas podem ser produzidas pelo próprio plantador da lavoura ou adquiridas de agricultores que especializaram a sua produção para este fim, o que, normalmente, é mais indicado.
Em terrenos ou solos acidentados, é aconselhável fazer o plantio em curvas de nível, pelas vantagens que essa técnica apresenta. Quando for necessária a renovação da lavoura, podemos fazer a poda de touceiras ou o seu arrancamento e substituição por mudas selecionadas e, quando possível, diminuindo o espaçamento entre as plantas.
A adubação é outro fator de máxima importância para o cultivo do café e deve ser feito para que o solo tenha sempre os nutrientes necessários para o correto desenvolvimento do cafezal. Atualmente, existe uma grande demanda por café produzido exclusivamente com adubação natural. O café obtido desta forma é conhecido como café orgânico, possuindo um valor de mercado mais elevado e uma comercialização muito boa.

FORMAS DE CULTIVO: Entre as técnicas empregadas no cultivo do café, podemos mencionar a utilização de mudas enxertadas, o adensamento ou menor espaço entre as plantas, a irrigação dos cafezais (inclusive com o uso de eletricidade) e o emprego de variedades mais precoces (menores e mais produtivas, o que garante que a primeira colheita seja feita um ano e meio depois de formada a lavoura).

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E OU MEDICINAL: As pessoas que preferem café a chá são mais saudáveis e correm menos risco de morrer de um ataque cardíaco. Esta foi a conclusão de um estudo publicado na revista médica britânica journal of epidemiology and community health por uma equipe de faculdade de medicina da universidade de dundee, na escócia.
Pode ajudar a prevenir o consumo de drogas, do álcool e a diminuir a incidência de cirrose em alcoólatras."
O café possui uma substância química que age no sistema nervoso central, reduzindo o desejo de auto-gratificação, provocado, por exemplo, pelas drogas e pelo álcool. Para os estudiosos, estas substâncias são os isômeros lactrônicos do ácido feruloilquímico, que possuem ação antagonista opióide.


CURIOSIDADES
: Conta-se que, entre os árabes, o café se tornou tão importante a ponto de, nas cerimônias de casamento, os maridos prometerem a suas esposas provê-las da bebida por toda a vida. E, se o compromisso não fosse cumprido, poderia justificar o divórcio.
No brasão nacional do Brasil há um ramo de café, o que demonstra sua importância para o país.

Ecsória

Classifica científica

Nome cientifico
: Ixora Coccinoa
Nome popular: Ixora, Icsória ou Ecsória
Família: Rubiácea
Origem :Índia Orientais e Malásia
Ciclo de vida: Perene.
Divisão: Angiospermas
Sinonímia: Ixora coccinea var intermedia

Forma de Plantio
: O pH = 5, mais ácido, é o ideal para o seu crescimento. Não devemos por isto plantar as mudas próximas a muros caiados e concretos novos que a prejudicarão pois estes contêm cal.No plantio, preparar bem a cova, adicionando areia no fundo para uma boa drenagem, adubo animal de gado bem curtido, composto orgânico e turfa, que têm o pH mais baixo, evitando o húmus de minhoca.
Retirar a muda do recipiente sem danificar as raízes e plantar, colocando mais composto, apertando a terra junto do torrão.
Em locais com ventos fortes, colocar um tutor para evitar tombamentos, principalmente nas espécies de alto crescimento ou mudas grandes.
Regar bem durante pelo menos uma semana e depois regularmente.
Devemos adubar pelo menos quatro vezes ao ano, colocando adubo de gado bem curtido e composto orgânico, bem como adubo granulado NPK formulação 4-14-8, cerca de 150 gramas por muda. Colocar num balde para misturar bem, aplicando ao redor da muda sem tocar no tronco. Não se esquecer de regar. No caso de mudas em vasos em conjunto com outras plantas, usar o adubo granulado dissolvido em água, do seguinte modo: colocar 1 colher de sopa de adubo numa garrafa PET de 2 litros, colocar um pouco de água e sacudir bem.Acrescentar água para encher a garrafa. Regar a terra do vaso todo, numa adubação para todas as plantas, cuidando para não tocar em folhas. Um dia antes, regar a terra do vaso, de modo a formar um bulbo úmido. Assim, quando colocar a água com o adubo dissolvido, este penetrará mais facilmente, atingindo as raízes. É claro que não colocaremos toda água da garrafa num vaso só,mesmo que este seja grande. O restante usaremos para adubar outras plantas.
A ixora não aceita poda muito bem, mas podemos retirar ramos velhos improdutivos na estação de crescimento, isto é, na primavera.
A ixora floresce na ponta dos ramos, então podas severas diminuirão o número de inflorescências.

Descrição:
Arbusto de altura até 2,0 metros, muito ramificado, forma compacta, de ramos lenhosos a semilenhosos, folhas grandes ovais acuminadas, cor verde-escuras, coriáceas e brilhantes, quase sem pecíolo, inseridas opostas duas a duas.
Suas flores são tubulares, pequenas e sem perfume, de pétalas arredondadas, reunidas em corimbo globoso, nas cores creme, rosa, laranja e vermelha nas pontas dos ramos. Floresce praticamente o ano todo.
Há inúmeras espécies de ixora e muitos híbridos, a maioria de origem asiática.
Pelo seu alto porte pode ser usada para grandes maciços. Encontramos também a variedade anã que só se desenvolve bem em regiões mais quentes e que pode servir para bordadura de canteiros. Todas as espécies de ixora atraem borboletas.

Forma de cultivo

Onde e Como Plantar: Esta é uma planta que necessita ser cultivada a pleno sol, ou no máximo com sombra parcial de árvores maiores, mas de forma que ainda sim receba bastante luz durante o dia, logo, ao planejar seu plantio, observe bem as condições de iluminação do lugar.Na hora do plantio, lembre-se de deixar alguns palmos de distancia entre as mudas caso estiver compondo uma cerca viva, se elas ficarem extremamente juntas poderão prejudicar-se mutuamente competindo por espaço. Faça covas maiores que o torrão da planta, de modo a poder colocar a mistura de solo e adubo tanto no fundo das covas, quanto em volta dos torrões.

Tipo de Solo
: Essa planta necessita de um solo fértil e de boa drenagem, para obter isso devemos misturar bastante areia e adubo orgânico ao solo onde estivermos plantando-a, a areia auxiliará a drenagem d’água, enquanto o fertilizante proverá todo nitrogênio necessário nos primeiros estágios de crescimento da planta.

Como Cuidar
: As regas devem ser diárias, principalmente quando a planta for jovem, porém sem nunca encharcá-la. Quando a planta estiver mais crescida você poderá fazer a rega em dias alternados durante as épocas em que o solo demora mais para secar, como no frio.
Lembre-se de promover podas de formação frequentemente se você pretende moldar a planta de alguma forma específica, sempre com todos os cuidados necessário quanto a qualidade dos instrumentos usados e removendo sempre os ramos certos. Aplique a cada alguns meses um pouco de adubo orgânico sobre o solo para mantê-lo fértil, além de NPK rico em fósforo para estimular uma maior floração.

Importância econômica
: Rubiaceae possui espécies de grande importância econômica, que são exploradas como alimentícias (Coffea arabica L. e Genipa americana L.), ornamentais (Ixora spp., Mussaenda spp., Gardenia spp. etc.), e também na indústria farmacêutica, como por exemplo Cinchona pubescens Vahl, produtora de quinina, empregada no tratamento da malária. Além disso, várias espécies são referidas popularmente como medicinais e/ou tóxicas, dentre as quais destacam-se: Coutarea hexandra (Jacq.) K.Schum. e diversas espécies dos gêneros Borreria, Cinchona, Richardia, como medicinais; Palicourea e Psychotria, popularmente conhecidas como "mata-ratos", que são consideradas venenosas.

Curiosidade:
A ixora foi introduzida no Brasil em 1809, por D. João VI que, durante a invasão do Guiana Francesa, contratou o agrônomo Paul Germain para trabalhar no Horto Real de Pernambuco. Esse agrônomo trouxe várias espécies vegetais que eram cultivadas pelos franceses, em Caiena, sendo uma delas a Ixora coccinea. Essa planta rapidamente se adaptou às condições climáticas brasileiras, sobretudo das regiões Norte e Nordeste, onde possui rápido desenvolvimento e permanece florida por boa parte do ano.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Limoeiro

Classificação científica:

Nome científico
: Citrus limonium
Nome popular: Limão
Sinonímia: Citrus x limon.
Família: Rutaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ásia Tropical
Ciclo de Vida: Perene
Descrição: O limão é o fruto do limoeiro, uma pequena árvore frutífera e muito produtiva. É uma das frutas mais conhecida no mundo, utilizada há centenas de anos, com inúmeras propriedades. Confunde-se muitas vezes com a lima-ácida, conhecida como limão-tahiti e limão-galego (Citrus latifolia. Os limoeiros não atingem mais de 6 metros de altura, são muito ramificados, de caule e ramos castanho-claros, recobertos de espinhos longos e pontiagudos, com copa aberta e arredondada. Suas folhas são elípticas a lanceoladas, verdes e coriáceas, dispostas alternadas. As inflorescências surgem em cachos e são compostas de flores axilares, alvas ou róseas, muito perfumadas e atrativas para as abelhas.

Formas de Plantio
: no período das chuvas, em solos férteis e arejados.

Forma de Cultivo
: Propaga- se por enxertia, preferindo clima e solos semelhantes ao da laranja.

Importância medicinal
: Ajuda na manutenção do colágeno, gordura localizada, e ajuda no combate a flacidez.

Curiosidades:
Para o tratamento da acne, faça uma pasta de suco de limão e açúcar e aplique sobre o rosto. A mesma pasta também serve para eliminar o excesso de oleosidade da pele.
Antes de fazer as unhas, amacie as cutículas endurecidas com um pouco de suco de limão.
Elimine a caspa e a oleosidade do couro cabeludo, massageando-o com suco de limão
Aproveite o bagaço do limão para eliminar o cheiro de peixe dos talheres e panelas. é só esfregar.
Use o bagaço do limão para clarear e amaciar as mãos. Coloque um pouquinho de açúcar na mão e esfregue o limão.
Melhore seu hálito fazendo gargarejos com 1 copo de água morna e o suco de 1/2 limão.
Na Índia, a mulher escolhia o futuro marido fazendo-lhe uma estranha declaração de amor: atirava-lhe um limão.